A Prefeitura de Catanduva alterou o modelo de atendimento da UBS Dr. Alcione Nasorri, do Solo Sagrado. A unidade foi integrada ao projeto de Acesso Avançado, cujo propósito é aumentar os atendimentos das demandas imediatas, solucionando o caso de cada paciente no mesmo dia da queixa – e eliminando o agendamento.
Com isso, segundo a Secretaria de Saúde, tem-se um benefício direto para a população que enfrentava dificuldades devido à longa espera pela data da consulta. Como consequência, a medida também deverá acarretar redução nos atendimentos de menor grau de urgência registrados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Enfermeiros capacitados ou o médico clínico geral são responsáveis para o funcionamento do novo método, pois recebem e avaliam cada indivíduo que chega à unidade. Caso o profissional identifique que um quadro necessita de atendimento específico, o paciente será agendado para o mesmo dia ou para a disponibilidade mais próxima. Os encaminhamentos aos especialistas seguem com o fluxo normal.
Outra novidade é que o turno extra na UBS Solo Sagrado deixou de ser apenas às quartas-feiras. A unidade teve seu horário de funcionamento estendido até às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
A alteração visa atender os pacientes que, por motivos diversos ou de trabalho, não conseguem comparecer à unidade durante o horário de expediente.
O Centro de Reabilitação Integrada (CRI) do Solo Sagrado também teve seu horário de atendimento estendido. As consultas seguem com fluxo normal de agendamento e a rotina de trabalho será até às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
Fonte e Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva